Ernani é meu prof. e nada me faltará!
Hoje tivemos uma aula de economia monetária com o ilustre professor Ernani Teixeira que me deixou bastante meditativo e ao abrir meu email vejo que a uma notícia "Massa salarial vive ciclo de expansão prolongado". Pensei opaa!! A aula do Ernani de hoje foi sobre salário e inflação coincidência??
Na aula citada a cima o nosso professor começa com uma pergunta: Aumento de salário gera inflação?? Prontamente respondi sim, depois não e logo em seguida, depende, tamanha era a minha confusão mental.
A aula foi seguindo e vimos que aumento de salário implica em aumento de custos de produção o que pode levar à inflação de custos, mas existem outros fatores que são prepodenrantes para que haja inflação um deles é uma das nossas queridas leis econômicas (que usamos tanto em Economia Internacional):
W=Po*PmgL
onde:
w= Salário
Po= Relação de preços da economia
PmgL=Produto marginal do trabalho
Analisando essa função percebemos que se aumentarmos o salário da sociedade, sem haver aumento da produtivade haverá uma pressão por elevação de preços, ou seja, se W for menor que Po*PmgL, os tomadores de decisões das empresas contratarão mão-de-obra, elevando os salários (devido a uma demanda maior por trabalhadores) o que levaria o salário subir, certo? Sim, mas até que ponto isso ocorreria?
Exatamente até o ponto onde w=Po*PmgL (lembrando que o preço está inalterado), nesse ponto os empresários obtêm lucros máximos, devido a maximização de produtivdade marginal por trabalhador, mas se arbitrariamente o governo impor um w>Po*PmgL e não houver um aumento de PmgL, ou se PmgL aumentar em proporção menor que o w, haverá pressão sobre preços que nada mais é que inflação.
Bem, essa breve explicação foi para introduzir ao assunto da notícia citada que informa que pelo 3º ano consecutivo haverá aumento real do salário, fato esse que não se viu na história do plano real que estabilizou nossa economia.
A minha pergunta é, se o salário mínimo aumentou mais que a inflação e o salário da economia também aumentou acima da inflação como diz a notícia, porque foi este maior que a inflação?
A resposta pode estar na breve explicação dada acima, PmgL. A produtivdade marginal do trabalho deve explicar não na sua totalidade mas parcialmente esse efeito sobre os salários. Um dos motivos que elevam produtivdade marginal é o aumento dos investimentos em tecnologia e produção, o que o Brasil vem experimentando em algumas áreas como a agrícola, que aumentou sua produtividade significativamente e o investimento em tecnologia como demonstra o artigo que encontrei.
É certo que o aumento da produtividade não é o único que explica o ganho real dos trabalhadores, mas seria esse uma das causas para tal aumento?