Friday, October 28, 2005

Princípio 4 do Mankiw

Particularmente, eu acho muito interessante os 10 princípios do livro “Introdução a Economia” do Mankiw. Principalmente os que retratam características dos seres-humanos que acabam por explicar alguns caminhos do funcionamento da economia.
Neste post eu quero falar especificamente do princípio 4: Pessoas Respondem a Incentivos. Vou explicar por que. Não sei como era o pensamento das pessoas a uns 10 anos atrás (ou mais), mas hoje, em uma empresa, é difícil esperar que os trabalhadores façam o “algo a mais” sem que seja oferecido algum prêmio ou alguma bonificação, seja ela qual for.
A meritocracia tem sido uma das principais estratégias responsáveis pelo aumento de rendimento e ganho de competitividade nas empresas. Mais do que nunca, para se dedicar ao trabalho, não basta somente o salário fixo (alto ou baixo), é necessário que o funcionário esteja engajado com o processo participando do resultado final.
Inúmeras empresas apostam na meritocracia, exemplo é o que não falta. Assistindo uma palestra do dono do HABIB`S, este contou que certa vez colocou uma bicicleta mountain bike como prêmio para o gerente que atingisse o maior patamar de vendas. O resultado foi um crescimento enorme das receitas, em algumas unidades passando até de 50%.
O funcionário da Ferrero Rocher que se destacar nas vendas vai poder ganhar um prêmio inusitado: a oportunidade de disputar uma partida de futebol contra um time de celebridades no torneio do Gol de Letra, o jogo acontecerá no estádio Morumbi. Se eu estivesse trabalhando nesta empresa, me mataria de trabalhar pra ganhar esse prêmio. Imagina jogar no Morumbi? Meu D´us...
Bom, um exemplo que eu gostaria de contar também, é da empresa que eu administro. Minha primeira experiência com bônus também foi surpreendente. Ofereci R$ 100,00 reais de bônus para as recepcionistas se estas conseguissem recuperar 90% das dividas anotadas na nossa lista de inadimplência. O resultado, que durante um ano e meio não saia dos 50%, foi os incríveis 98%.
Fiquei pensando, por que a maioria das pessoas não dá seu máximo no trabalho sem que aja um incentivo a mais? Será que o nível de salário é baixo ou só o fato de se estar disputando por algo extra provoca esta reação de esforço máximo?
Não achei resposta, só sei que funciona, e funciona com todo mundo e em todas as situações, não só no meio empresarial. Sala de aula é um grande exemplo, veja o tanto que seu rendimento é aumentado, ou pelo menos seu esforço para tal, quando é oferecido ponto extra ou qualquer outra coisa. Claro que você tem que estar precisando dos pontos.

Então, trabalhadores e alunos de todo o mundo, não se esforcem ao máximo e nem superem os resultados esperados, pois desta maneira estarão acabando com os prêmios e os salários extras oferecidos.

3 Comments:

Blogger Prof Shikida said...

Qual o erro lógico deste post?

Assumir que o empregador vê prêmios ou bônus como substituto para salário.

O empregado que pensar assim, na empresa do Leo, provavelmente não ficará muito tempo no emprego.

Discordou? Comenta.

1:48 PM  
Blogger Gerência do Projeto said...

Shikida, digo que as pessoas tem uma tendencia a fazer o basico. O "algo a mais" só acontece com insentivo extra. A inercia da massa é ser mediocre, nao se faz a mais se não se ganha a mais.

3:15 AM  
Blogger Prof Shikida said...

1. incentivos.
2. o que significa "a inércia da massa é ser medíocre"? Não faz o menor sentido para mim, leo.

Se vocÊ está dizendo que as pessoas querem ganhar mais com o menor esforço, então está descrevendo a si mesmo e a todos nós. Não há nada de anormal nisto. Anormal é você achar que um empresário adote a estratégia de não avaliar o desempenho dos empregados ("não se esforcem ao máximo e nem superem os resultados esperados, pois desta maneira estarão acabando com os prêmios e os salários extras oferecidos").

Veja bem, um salário extra só é "extra" porque você JÁ CUMPRIU os desempenho normal. É só fazer o teste: anuncie esta sua política para os seus funcionários. Diga-lhes: "Eu, Leo, decidi que vocês não precisam se esforçar muito. Se fizerem isto, eu, dono da empresa, não irei oferecer incentivos para vocês terem um desempenho acima da média".

Percebeu o problema?

É isto aí.

11:41 AM  

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker