Saturday, October 29, 2005

Mais uma sobre expectativas...

Outro dia, estávamos lanchando no quarto andar da faculdade, quando o nosso amigo Saulo começou a contar da sua experiência no dia anterior com o rodízio de pizzas que eles (Saulo, Diego e Down) haviam ido. Disse-me que não estava passando muito bem naquela manhã, sofrendo de fortes dores abdominais. No primeiro momento parecia que a causa daquele mal estar eram as pizzas proferidas no dia anterior, mas como nem o Diego e nem o Down tiveram o mesmo problema algo de estranho tinha nessa conclusão. Na verdade, o problema estava nas condições biológicas do colega, que relatou que toda vez que come muito (independente do tipo de comida) sofre dos mesmos tipos de dores. E nesse momento me veio uma viagem de economista.

Lembrei-me das tão faladas expectativas, mais especificamente da expectativa adaptativa. De acordo com esse tipo, as pessoas se baseiam em observações do passado para formarem suas expectativas quanto ao tempo futuro. Sendo assim, nosso caro colega Saulo não utilizou de seus conhecimentos adquiridos nas aulas de economia. Dado que já tinha passado mal em outra oportunidade que comeu muito, deveria aprender com o passado e não comer abundantemente outra vez.

Na verdade não quero fazer uma crítica ao Saulo, mas apenas dizer que em muitos casos expectativas adaptativas são as únicas maneiras de se tirar conclusões com relação ao futuro, dado que a única informação que temos é com relação ao passado. Quando o tema é lecionado em salas de aula, para muitos alunos, pelo menos é a impressão que me deixou, fica a idéia de que um individuo que se utiliza de expectativas adaptativas é um ser, podemos dizer, “inferior”. Em muitos casos, informações quanto ao futuro são impossíveis de se obter, em outros tais informações possuem custos tão elevados que a melhor maneira de se reagir é observando o passado mesmo.

Portanto, fica aqui apenas um comentário de uma experiência de certa forma ridícula, mas que me levou a pensar na importância das expectativas adaptativas em nossas tomadas de decisões.

1 Comments:

Blogger Prof Shikida said...

Saulo pode ter "habit formation" irracional? Interessante.

5:41 PM  

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker