Saturday, November 19, 2005

Telefonia Fixa X Telefonia Móvel

Enquanto falava no celular e navegava na internet em busca de algo interessante para o meu próximo post, me deparei com uma notícia interessante. A quantidade de usuários de celular no mundo aumentou 137% em 5 anos, chegando ao número de 1,74 bilhão, de acordo com dados da União Internacional de Telecomunicações (UIT). No mesmo período o crescimento da telefonia fixa foi de 23%, chegando ao número de 1,2 bilhão de usuários.

Esses valores comprovam que a telefonia móvel já ultrapassou a fixa em quantidade de usuários. Em países como Espanha e Brasil a aceitação do celular tem sido muito maior que a do aparelho fixo. Cerca de 24% dos espanhóis possuem somente celulares, enquanto 11% possuem linha fixa.

O Brasil já tem cerca de 80 milhões de linhas móveis e 38,6 milhões de assinaturas fixas. Creio que isso se deve ao fato de que adquirir uma celular pré-pago está muito barato, enquanto as assinaturas para aparelhos fixos estão caras, por volta de R$ 40,00. Outro ponto que se tem que levar em conta é o fato de que a ligação de um telefone fixo para um celular é muito caro, já de móvel para móvel é muito mais barato.

Para que a telefonia fixa não “morra”, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), juntamente com o Ministro das Comunicações, Hélio Costa, estão discutindo uma forma disso não acontecer. A maneira que está sendo discutida é a criação do chamado telefone social, na qual as pessoas que possuem renda até 3 salários mínimos poderão comprar linhas fixas com assinaturas básicas reduzidas para R$ 19,00.

Essa é uma forma de tentar reanimar a telefonia fixa, mas não sei se irá surtir muitos efeitos, pois a telefonia móvel investindo muito para continuar no mercado. Creio que os telefones fixos estão com os dias contados, a praticidade e a tecnologia encontradas em um celular, fazem com que os telefones de parede fiquem para trás.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker