Saturday, October 29, 2005

Galeria de arte...

Mais uma inspiração vinda de conversas com o Saulo...

Sábado em uma de nossas conversas pelo MSN, ele me contou que tinha ido a uma galeria de arte situada na região da Savassi, e que estava indignado com o preço das obras sendo que para ele a maioria não passava de abstrações ridículas dos artistas.

A partir desse momento começamos a discutir o que levava a algumas obras de arte serem mais valorizadas que outras que parecem bem mais interessantes.

O primeiro ponto que observamos é que quando a obra vem de um artista já falecido parece ter bem mais prestígio, o que significa um preço bem mais elevado, provavelmente devido a total falta de elasticidade das obras provindas do morto.

Mas mesmo assim não conseguimos acreditar que somente isso explica o preço e a variação dos preços das obras de arte. Será que todos aqueles artistas que já morreram conseguiram uma valorização de seus trabalhos?! Acho que não, ou melhor, com absoluta certeza não.

Buscando informações com algumas pessoas que procuram entender um pouco do assunto, elas nos disseram que existem espécies de “patrocinadores de artistas”. Esses são responsáveis por fazerem uma boa imagem do nome dos artistas nos meios em que as obras são ofertadas. Após o primeiro sucesso com a assinatura de determinado artista, tudo se torna bem mais fácil, aquele bem que antes não passava de um bem normal, se torna um bem de luxo com elevadíssimo preço no mercado. Portanto, o marketing é a alma do negócio mesmo. As pessoas, em sua maioria, não buscam o que determinada obra de arte representa, mas sim o status que ela traz, status esse criado por pessoas responsáveis por isso, e em grande por parte também pelos demandantes desse mercado.

Sei que alguns conseguem enxergar arte em diversos quadros, esculturas, etc, mas como não consigo de maneira nenhuma chegar nesse nível de percepção busquei encontrar algumas explicações para o mercado citado. Cheguei às citadas, mas se tiverem melhores e diferentes idéias, por favor, comentem!!!

1 Comments:

Blogger Prof Shikida said...

Existe um bom artigo de Tyler Cowen & Alex Tabarrok sobre a oferta de avant-garde x arte comum.

vou procurar o link e posto aqui para vocês.

aqui está.

http://mason.gmu.edu/~atabarro/TabarrokPublishedPapers.html

9:41 PM  

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker