Friday, October 21, 2005

Indústria quer padrão digital antes da Copa

ALOHAA... hehe acho q estou começando a gostar desse negócio de havaiano e tal.. falta ficar sarado, luzes no cabelo, bronze e uma prancha... aí viro surfixxxta morô??

Falando sério,
Ontem saiu uma notícia no valor econômico sobre a pressão da industria para que o Brasil adote um padrão de TV digital (americano, europeu ou japones). Cada um possui vantagens e desvantagens e pra quem não vem acompanhando a história desde o governo FHC saibam que a decisão brasileira vem sendo empurrada a bastante tempo.

Já se ouviu de tudo nessa história, até o meu, o seu, o nosso Presidente (aplausos) depois de umas doses a mais disse q deveriamos criar o nosso Padrão de Tv digital.

Loucura? Claro... Apesar do Brasil ser um dos maiores consumidores de TVs do mundo é uma loucura criar um padrão brasileiro que será utilizado somente aqui, assim as industrias ficariam presas apenas ao mercado interno o que não nos permitiria gozar de ganhos de escala, conclusão? Preços altos.

Passada a ressaca do Presidente viu-se q o jeito era um dos 3 padrões utilizados pelo mundo e a guerra continuou, o motivo? Óbvio, o monopólio da tecnologia.
Lobbys à parte o que seria melhor?? Bem, pensei, repensei pensei denovo e nãa deixa pra lá... hehe brincadeira. Pq não leiloar? O Brasil poderia aproveitar o momento e adotar a tecnologia que oferece melhores condições. Pq não? Qual tecnologia tem o maior potêncial de consumidores no mundo? Isso poderia gerar um mercado exportador brasileiro.
Caso parecido aconteceu com a tecnologia celular, onde o padrão europeu(GSM) levou a melhor. Isso não ocorreu por ser a melhor tecnologia, mas por ter as melhores chances de ganho, sendo o Brasil um exportador de celulares GSM.

1 Comments:

Blogger Prof Shikida said...

Pedido do shikida: evitar "q", "axim", etc. isto contará negativamente, exceto neste primeiro post.

parabéns saulo, pela originalidade nos dois temas.

claudio

2:44 PM  

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker