Monday, October 31, 2005

Álcool e felicidade.....

Alô Moçada!! Bão "Tamém"!

Estava eu pensando em comprar uma garrafa de Whiskey hoje e as formas de como consumir ( puro, energético, guaraná, dentre outros ). Foi então que comecei a pensar sobre a que: Bebidas alcoolicas realmente trazem felicidade? Viajando com números e teorias malucas, busquei encontrar as séries de dados no site Nationmaster. As séries que usarei na regressão são:

Nível de felicidade - Proportion of people who answered the survey question "Taking all things together, would you say you are: very happy, quite happy, not very happy, or not at all happy?" by stating that they were "not very" happy or "not at all" happy. Como dito na definição, quanto maior o número, menor a felicidade.

Consumo de cerveja e consumo de vinho - Litros - ano / por pessoa. Infelizmente não encontrei séries para outros tipos de bebidas. Talvez com um numero maior de bebidas o resultado seria diferente.

Na regressão, os países testados foram: Ireland, Austria, Belgium, Denmark, United Kingdom, Australia, United States, Netherlands, Finland, New Zealand, Canada, Switzerland, Norway, Sweden, Japan, France e Italy. Os resultados são apresentados a baixo.


Sendo que quanto maior o número da série Happ menor a felicidade, tanto a variável Wine e Beer influem negativamente no número. E aparentemente apresentam uma relação positiva com o nível de felicidade geral da população. Os níveis de prob mostram que a variável Beer é aceita há com 10% de significância. Já a série Wine pode não apresentar relação com a felicidade do país. Porém, como se observa o intercépto não é aceito. Refazendo a regressão, desta vez sem o intercepto, encontrei resultados com melhores níveis de significância para as variáveis.














Logo, aparentemente, a quantidade de bebida alcoolica que se consome está diretamente ligado à felicidade aparente da população. Vou considerar apenas uma observação, não leve essa brincadeira tão a sério, não quero ser processado por danos físicos. morais ou amnésias de qualquer tipo....

6 Comments:

Blogger Prof Shikida said...

Tá, então a função demanda do Felipe é tal que não existe renda, só preços. Ahan, sei...

Ah, minhas aulas de micro...

2:10 PM  
Blogger Prof Shikida said...

não é ironia. função demanda não tem só preços, né? O que mais tem? De outra forma: você demanda bens levando em conta somente o preço dele e do substituto/complementar? Ou falta algo? O que seria?

3:27 PM  
Blogger Prof Shikida said...

saulo, enquanto o felipe volta aos livros de micro para descobrir sobre o que estou falando (se revirar a memoria com calma, descobre mais rapido), veja esta:

http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200510311643_INV_28826077

finalmente comprovado o que todo mundo suspeitava. Diante disto, fica a questao: mais leis, mais desenvolvimento? ou o certo é: mais leis, mais mudancas nos incentivos?

para mim, a resposta eh facil. e aih entra a questao institucional: que tipo de incentivo gera maior crescimento economico com menor desigualdade no tratamento das pessoas?

e isto, bem, isto eh um otimo tema para discussao.

3:59 PM  
Blogger Prof Shikida said...

Po, o Ari disse o que eu nao queria dizer, soh insinar. anyway, felipe, meu caro, se voce acha que felicidade é algo importante, entao veja este blog: http://happinesspolicy.com/

e tem gente que ainda nao entendeu o que eh a ciencia economica. dificil eh imaginar como alguem pode ficar apatico ou desinteressado diante de tantos temas, nao?

2:39 PM  
Blogger Prof Shikida said...

lah no blog, esta

http://happinesspolicy.com/wp-content/dilbert2005101221029.gif

pronto.

2:40 PM  
Blogger Prof Shikida said...

lembra que domingo é outra semana.

3:51 PM  

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker