Monday, October 24, 2005

O benefício do contrabando

Alô Moçada!! Bão “Tamém”!

Pelas minhas viagens afora na cidade de São Paulo, eu descobri o paraíso ( ou não ). A rua Santa Ifigênia. Para quem não conhece, é uma rua com diversas galerias que vendem produtos contrabandeados. Muito parecido com o “Shopping Oi” de Belo-Horizonte, só que em proporções maiores e no setor de eletrônicos.
A questão é que os artigos são em grande parte contrabandeados e a garantia é sempre feita no “fio-do-bigode”. Inclusive tem um portal para as lojas divulgarem seus produtos e tudo mais - http://www.portaldasantaifigenia.com.br/ . É, no mínimo, estranho divulgar uma coisa ilegal dessa forma. De todo modo, posso dizer que me senti MUITO tentado a comprar as coisas lá e só não o fiz por falta de dinheiro.
Nessa minha vontade de comprar eu pensei em um gráfico para saber até o ponto em que eu estaria disposto a pagar pelo contrabando. Seria algo parecido com isso.




Eixo X – Utilidade provida pela compra do bem. A utilidade provida pelo bem adquirido de forma legal ( PL ) apresenta uma tendência constante, já que os riscos são menores. A linha PC e PC´ apresentam 2 situações diferentes que serão analisadas posteriormente.

Eixo Y – Prêmio de Risco. A diferença da forma de como se adquirir o bem seria o prêmio de risco. É fácil pensar que, na medida em que a utilidade do bem cai, o prêmio de risco também cai. O tempo também dissipa o prêmio de risco.

PL – Produto comprado de forma legal –. O benefício que se tem nesse caso é a quase confiança total na funcionalidade do bem, além da assistência técnica do bem, possibilidade de troca e tudo mais.

PC – Produto comprado de forma ilegal ( contrabando ) – A função aqui depende do fator prêmio de risco que tem como componentes:
Preço – Quanto maior o preço, menor o prêmio de risco. Na medida em que o preço se aproxima do preço do bem legal o consumidor pode ficar indiferente em qual consumir
Confiabilidade do vendedor – Quão maior a confiança que o vendedor passa para o comprador, maior o prêmio de risco. Nesse ponto pode-se expressar as “garantias” asseguradas pelo vendedor e até que ponto o consumidor crê nelas.

Voltando ao gráfico. Começarei pensando na compra de uma máquina fotográfica. Eu poderia comprar em um mercado legal, possuir a máquina e eventualmente minha utilidade de possuir a máquina diminuirá com o tempo, pois posso adquirir outra máquina ou mesmo não utiliza - lá. Gastarei uma renda X no consumo. O “prêmio de risco” - praticamente 0 - seria acreditar que a loja que me vendeu prestará alguma assistência técnica e sendo a compra efetuada de forma correta com os padrões da lei, o risco é mínimo.

Agora pelo caminho negro do mercado ( dark side of the market ), ao se escolher comprar o produto contrabandeado o prêmio aumenta. No ponto A, poderá ocorrer 2 caminhos. Primeiramente, o produto pode não apresentar problema algum e o nível de utilidade tenderia a percorrer a linha pontilhada ( PL´) onde o nível de utilidade, no meu caso seria maior, porque mantive uma parcela da renda que poderá ser usada em outras compras futuras ( legais ou não...hehe). Mas como não só de flores vive o mundo, vamos dizer que o produto apresente alguns defeitos técnicos e para colaborar o vendedor simplesmente suma do mapa. O prêmio de risco iria abaixo, já que efetuei a compra e nada funcionou. Minha utilidade cairia até que finalmente, no ponto B eu pensaria triste e chorando. “É, deveria ter percorrido a curva PL....42.....o mundo....tudo mais.......”

Concluindo esse post, estou a procura de uma solução em que eu maximize minha renda e o sentimento de arrependimento não ocorra. Por favor me ajudem....hehehe
Abraços!!

1 Comments:

Blogger Prof Shikida said...

Como falei, minha colaboração aqui é apenas a de chamar a atenção para o gráfico. O que, exatamente, ele quer dizer, para mim, ainda é um mistério.

Mas já falei sobre isto hoje.

10:28 AM  

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker