Tuesday, October 25, 2005

Entre a Clara e a caldeirinha

Povo do além ermo!!

Li uma notícia hoje que me deixou triste, porque afirma aquilo que a Clara (e por isso o trocadilho do título) vem me dizendo a um tempo e eu teimosamente sou contrário. O Brasil não é competitivo em vinhos, pois não obtém vantagem comparativa na produção do mesmo.

Confesso que pensei em não postar essa notícia, porque teria que dar o braço a torcer, mas um dos 534.567.789 Saulos que existem na minha cabeça gritou " O Dinei, isso não é justo" e aqui estou eu postando sobre aquilo que não queria.

A notícia afirma que os estoques de vinhos nacionais estão altos, isso oconteceu devido à valorização do real o que possibilitou a maior importação de vinhos estrangeiros. Ou seja, o brasileiro prefere consumir um vinho chileno, argentino, americano, etc, a consumir o vinho nacional que é sabido, vem ganhando qualidade ao longo dos anos (Seria isso uma questão de marketing ou nosso vinho é ruim mesmo?).

Encontrei outra notícia que afirmava que espanhóis estão pretendendo investir no vinho brasileiro, devido a uma restrição na oferta em uma determinada região espanhola, se não possuimos bons vinhos, ou não temos vantagens comparativas na produção vinicula, porque então estrangeiros estão querendo investir aqui no país?

O Brasil não possui solo propício e nem clima para o plantio de uvas mas a tecnologia empregada no plantio vem avançando o que aumentou a qualidade e a produção (talvez um dos motivos dos altos estoques também), essa informação encontrei hoje em outra notícia sobre o mercado de vinho que encontrei e que afirma que devido ao aumento da produção as vinículas estão comprando menos uvas para evitar grandes estoques, a reportagem também chama atenção para a qualidade do produto que vem aumentando.

Devido a tanta informação que hora me levam a acreditar que a Clara está correta e hora não, me levou a pensar que talves o produto brasileiro ainda não seja o ideal mas com tecnologia e conhecimento pode vir a ser ( o que já foi observado por espanhóis), assim prefiro ficar entre a Clara e a caldeirinha e de preferência tomando um chopp gelado esperando mais informações sobre essa novela.

4 Comments:

Blogger Thomas H. Kang said...

Na minha opinião, o consumo de vinho depende muito de marca, origem e etc. Mais do que sua qualidade, que só os bons consumidores sabem distinguir, os vinhos vendem por ser, por exemplo, de procedência francesa. Pode ser o pior vinho do mundo, mas é francês. Assim, como a melhora da qualidade dos vinhos brasileiros é recente, talvez ainda demore um pouco para ele ganhar espaço no mercado. Além disso, convém perceber que o princípio das vantagens comparativas é válido, porém limitado devido a sua estaticidade. Assim, o vinho brasileiro pode vir a obter vantagens comparativas em breve.

10:34 PM  
Blogger Prof Shikida said...

Alguém pode me explicar (e corrigir) este trecho: "Devido a tanta informação que hora me levam a acreditar que a Clara está correta e hora não, me levou a pensar que talves o produto brasileiro ainda não seja o ideal mas com tecnologia e conhecimento pode vir a ser ( o que já foi observado por espanhóis),..."

Saulo, isto ficou muito estranho.

10:41 AM  
Anonymous Anonymous said...

Só um adendo: "O Brasil não possui solo propício e nem clima para o plantio de uvas"

Qual "Brasil"? Discutir a qualidade duvidosa do vinho produzido, ok, entretanto a Amazônia e o nordeste podem possuir solos que não são adequados para o plantio, mas no Rio Grande do Sul há solo e clima para isso.
Aliás, regiões de clima temperados que até há pouco não produziam uvas, agora estão entrando no mercado...a qualidade do vinho que se produzirá, sinceramente não sei, mas que o clima e o solo favorecem (pelo menos relativamente em comparação a outros estados), favorecem sim.

4:09 AM  
Blogger Prof Shikida said...

e saulo foi ao fórum.

http://www.otempo.com.br/emtempo/magazine/lerMateria/?idMateria=15339

4:28 PM  

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker