Saturday, November 19, 2005

Telefonia móvel em Minas

Em reportagem do jornal Último Segundo, do portal iG, pude relembrar um assunto estudado por todos para a última prova de Instituições de Direito, que ocorreu na última sexta-feira. A reportagem trata da telefonia móvel no estado de Minas Gerais, mas especificamente da briga entre a Claro, que atua no estado a cerca de um mês, e a Telemig Celular, líder no estado no ramo de telefonia móvel. A notícia fala sobre uma ação promovida contra a Claro, impedindo-a de atura no estado de Minas Gerais. Segundo o jornal, o diretor regional da Claro recorreu à decisão judicial, e mantém a operadora em funcionamento.
A autora da ação contra a Claro é a Telemig Celular, que argumenta que existe "participação cruzada" entre as operadoras. Da seguinte forma:
"O fundo de pensão Telos, patrocinado pela Embratel, é acionista da Telemig.
A Embratel, por sua vez, é controlada pela Telmex, do mesmo grupo da
América Móvil, dona da Claro. O fundo tem direito de eleger membros para o
conselho de administração da Telemig e, portanto, teria acesso aos planos da
companhia mineira."

Mas, de acordo com o diretor regional da Claro, esse argumento é incoerente pois, a Telemig Celular já trabalha com participação cruzada com outra concorrente atuante em Minas, especificamente no triângulo mineiro, a CTBC. Por outro lado, o representante da Telemig rebateu dizendo que as informações estavam incorretas não era bem assim. E que a ação judicial não foi movida para tentar evitar a entrada de mais um concorrente, mas sim para evitar participações cruzadas.
Para quem não queria aceitar que regras e mais regras de instituições de direito fossem úteis, aí está um fato real de quem pode e quem deve quando o assunto é sociedades anônimas.

Entendeu? =)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker