Saturday, November 19, 2005

Demanda maior que a oferta

A quantidade de vagas ofertadas no sistema presidiário brasileiro está tão abaixo da quantidade necessária devido à elevadíssima demanda, que chegou ao cumulo de promotores decretarem a liberdade antes do tempo correto para mais de 30 presos na região metropolitana de Belo Horizonte.

Neste contexto há alguns questionamentos que nos interessam: O que deve ser feito para ocorrer o equilíbrio entre oferta e demanda por vagas nos presídios? Deve-se ofertar mais vagas? Deve-se criar situações para a demanda decrescer?

Falar que o governo deve realizar políticas, as quais promovam maior acesso ao estudo e também aumento de emprego, não resta menor dúvida que ajude a resolver o problema, mas são ações que terão impactos em longo prazo. Aumentar a oferta de vagas nos presídios, no curto prazo não deixa de ser uma boa solução, porém é algo que irá tirar boa quantidade de recursos do governo os quais poderiam ser investidos em universidades e escolas, prejudicando assim a solução do problema no longo prazo. Diminuir a demanda por vagas, em sua maioria é uma situação que esta estreitamente ligada ao crescimento do país e melhor distribuição de renda, algo que pode ser atingido mais em longo prazo.

Vemos que a solução do problema no curto prazo tira recursos do governo para investir em projetos os quais criam condições de solução do problema no longo prazo. Deixar de resolver o problema no curto prazo, cria uma situação de caos em toda a sociedade.

Com essa discussão podemos perceber que a solução para o problema entre a oferta e demanda por vagas em presídios não é tão trivial. Para concluir deixo uma pergunta para reflexão:
- Se fosse cobrado imparcialmente de todos os detentos uma taxa que poderia ser paga tanto em dinheiro para o governo quanto em serviços para a sociedade, o que isso poderia modificar neste ambiente? Não digo que seria a solução, mas creio que caminharíamos bem nesta direção, além de ser uma política com impactos imediatos e em longo prazo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker