Sunday, October 30, 2005

O dedo-duro e a corrupção...EDITADO

Alô Moçada!!! Bão "Tamém"!! Segunda semana de Projeto 42!!!

Bom, estava eu viajando na internet, mais precisamente no site Nationmaster, quando encontrei uma série cross-section de dados interessante. A série diz respeito a porcentagem dos alunos que atuam como "dedo-duros" relatanto aos professores, alguma desordem ou mesmo pedindo silêncio na sala de aula. No Brasil, pelo menos até o momento de minha vida acadêmica, esse tipo de aluno é ridicularizado, e sendo considerado como o chato e anti-social da sala. Foi ai que pensei da seguinte forma.

Será que há uma relação entre o "dedo-duro" na sala de aula e o tamanho da corrupção no país? Teoricamente, se uma pessoa relata a outra na sala de aula, o que a impede de fazer o mesmo no campo governamental?

No mesmo Nationmaster consegui a série corrupção para 17 países. Quanto maior o índice, maior a corrupção no país. Também reverti a série "dedo-duro" para a porcentagem de "não-dedo-duros". Desse modo esperaria ter uma relação direta. As séries encontradas foram.



Empolgado em testar a minha teoria, fui direto no gráfico de correlação no Exel e para o meu desânimo, encontrei o seguinte gráfico





Com uma inclinação negativa da reta de -0,04121. Isso me levou a pensar duas coisas.
1º - Tudo que estou testando não faz sentindo algum.
2º - Talvez o problema seja o lag entre os estudantes em geral e os que ocupam os cargos públicos.

Se a primeira suposição está correta, falar que a atitude do aluno na sala de aula revela sua atitude no futuro é errada. Sendo assim a corrupção tem um efeito muito maior na mente do indivíduo. Isso leva a refletir sobre uma outra questão. Há níveis diferentes de atitudes corruptas? Se sim, pode ocorrer do mesmo indivíduo que é dedo-duro na sala de aula pode ser o mesmo corrupto no futuro.
O problema enfrentado na segunda suposição é que não há dados de séries temporáis para estimar o lag entre as atitudes na sala de aula e o efeito disso na corrupção.

Concluindo, essa série de "dedo-duros" em sala de aula ainda não me saiu da cabeça e espero encontrar alguma relação com a alguma variável econômica. Agora por questão de honra......

EDITANDO...

Seguindo as sugestões do Shikida, depois do Eviews travar umas 3102381029 vezes ( alguém por favor, me arrume uma cópia do programa que funcione ) consegui fazer a regressão. Com as séries em log, tentei explicar a corrupção pelo número de "não-dedo-duros" na sala de aula. Vou usar a definição de corrupção encontrada no próprio site Nation Master.

Relates to perceptions of the degree of corruption as seen by business people, academics and risk analysts, and ranges between 0 (highly clean) and 10 (highly corrupt). Includes police corruption, business corruption, political corruption, etc. Data for 2003

Assim como o que expressão os dados de "dedo-duros".

Percentage of students who report high noise level and disorder in classes (2000).

A regressão que encontrei apresentou os seguintes dados.



Agora com coeficiente positivos que podem indicar uma relação positiva entre a corrupção e o comportamento em sala de aula. Podem ou não, pois um nível de significância está muito baixo. Sendo, a hipótese aceita em apenas 45% de confiança (1-Prob ). Um baixo valor de R2 já era esperado, porque há outros fatores com maior peso.

Mais alguma idéia?...

7 Comments:

Blogger Prof Shikida said...

Bom ponto. Sugestões (algumas para aperfeiçoar a análise):

1. correlação x regressão.
2. Logaritmos (ln).
3. Variações (ln(xt) - ln(xt-1))
4. O que, exatamente, cada variável mede?


Bom post. Mostrou empenho em entender o problema. Como é que um tema que nos interessa gera um empenho maior, né? E nem precisa de projeto 42 para saber disto.

Bom, se precisa, aproveita.

12:43 PM  
Blogger Prof Shikida said...

aviso para o alunato:

se forem comprar o Freakonomics, comprem a edição que tem REVISAO TECNICA. A primeira tá HORRÍVEL em tradução.

Dá para ver pela Submarino: lá, a 1a edição já tá pela metade do preço.

claudio

12:44 PM  
Blogger Prof Shikida said...

http://smartshadeofblue.brblog.com/archives/002154.html

já fomos citados por gente boa.

Que incentivo, heim?

1:31 PM  
Blogger Prof Shikida said...

agora eu vou aguardar sugestões de terceiros. eu também tenho de olhar outros dados aqui.

mas acho que são poucos os países, com baixo grau de corrupção. Dificilmente vai dar algo bom. Tinha de ter dedo-duro na China, Brasil, África do Sul, México, etc. Aí ficava mais interessante.

Eu gostaria de ver a relação disto com o PIB e com o capital humano. E, quem sabe, com liberdade econômica também. Que tal o IDH?

5:15 PM  
Anonymous Anonymous said...

Receita para matar um vampiro:
- uma estaca no coração
- um tiro com uma bala de prata.
Experimente quando encontrar seu vampiro qual a forma mais eficaz!
Abraço Stella

11:59 PM  
Blogger Prof Shikida said...

mudando um pouco de assunto, clara hoje falou sobre isto em sala. (registro gratuito)

http://theage.com.au/news/business/indian-call-centres-under-fire/2005/10/30/1130607153209.html

interessante, nao?

11:24 AM  
Blogger Prof Shikida said...

bala de prata não é só para lobisomens, stella?

11:25 AM  

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