Friday, October 28, 2005

Assimetria informacional em cursos superiores

Alô Moçada! Bão "Tamém!"

No dia 18 desse mês a professora da USP - Yvette Piha Lehman - efetuou uma pesquisa para saber o motivo da evasão de alunos no curso superior. Vou apenas sintetizar os dados que encontrei no site : http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u17930.shtml
Dos alunos que abandonam o curso;
44,5% - Por falta de informação sobre a faculdade ou sobre o mercado e por pressões dos pais
30,7% - Não gostaram da estrutura do curso
13,4 - Insatisfeitos com o mercado de trabalho e com a profissão
10,5 - Problemas familiares, financeiros, afetivos
1% - Não se adaptar à cidade em que ela se localiza

Para efeito de curiosidade encontrei mais dados sobre informação coletados foram encontrados no site da Folha - http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u17933.shtml - http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u17931.shtml - dizem respeito a porcentagem de quantos alunos abandonam o curso superior no estado de SP.

Universidades Públicas - Variam entre 9,1% e 13,3%
Universidades/Faculdades Particulares - 14,5%

Pode ser que a porcentagem maior de desistencias em escolas particulares seja pelo efeito da renda.

De todo modo, nós todos já passamos pela questão da indecisão na hora do vestibular e todos, com certeza já se perguntaram se o que fazem é o curso certo. Além do mais, passamos pela evidencia empírica da nossa sala de começar com 50 alunos e hoje estarem aproximadamente 10 dos que iniciaram.

Que, no Brasil, há assimetria informacional na hora da escolha do curso é inegável. E essa assimetria gera um custo social além de que um custo financeiro para as Universidades, no sentido de investir no aluno e não obter retorno, além de gastos com provas de trasferências para preencher as vagas. Por parte do aluno têm-se o custo de oportunidade, que ao invés de estar estudando o que não gosta, poderia simplismente ir trabalhar, ficar à toa, ou mesmo tomar uma cervejinha tranquilo da vida.
O que as instituições de ensino agora buscam, são formas para diminuir a desistência do aluno, criando fóruns para discussões das profissões antes mesmo do aluno prestar o vestibular. Também procuram estabelecer uma orientação vocacional dentro da universidade para minimizar o efeito ta dúvida sobre a profissão e o mercado de trabalho. Nas instituições privadas são elaborados planos de crédito e financimento para alunos de baixa renda.
Concluindo, por mais que se diga que o aluno deve procurar informações sobre o curso que pretende fazer, parece que pelo menos no Brasil, ele não o faz.

PS :Eu procurei, procurei, mas procurei durante umas 2 horas esses mesmos dados para outros países, mas ou por incompetência minha ou por inexistência dos dados não encontrei mesmo. Depois fiquei viajando sobre o efeito da mensalidade na desistência dos alunos. Sei lá, fazer uma função onde A desistência depende da renda do aluno, de variações na mensalildade e alguma variável sobre o nível de satisfação com o curso......to viajando já....

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