Saturday, November 19, 2005

Até o Ministro da Agricultura acha que sobrou para as máquinas!!!!

A alguns posts atrás fui recomendado pelo Prof. Shikida a complementar um post que fiz sobre a febre aftosa. Escrevi sobre o embargo da Indonésia na importação da carne bovina brasileira por causa da febre aftosa. Porém também houve o embargo de outros produtos como farelo de soja, equipamentos e máquinas fabricados no Brasil. Isso me deixou um pouco pensativo e como aconselhado fui pesquisar um pouco mais sobre o assunto.

Fui pesquisar um pouco mais das exportações, importações, balança comercial entre os dois países. Os principais produtos importados da Indonésia pelo Brasil são cacau e borracha. Enquanto o principal produto brasileiro exportado para Indonésia é o farelo de soja, sendo este o quarto maior produto importado pelos indonésios, cerca de US$ 100 milhões/ano. A balança comercial entre os dois países gira em torno de US$ 300 milhões/ano.

Do mesmo modo como pensei e escrevi no post, o coordenador-geral de Acordos Bilaterais Regionais do Departamento de Assuntos Sanitários e Fitossanitários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Odilson Ribeiro, também pensou. Ele não consegue visualizar a relação entre a febre aftosa e o embargo na importação de alguns produtos, principalmente o farelo de soja que é o principal produto atingido. Esta resolução da Indonésia não tem nenhum respaldo técnico, pois a soja é processada a uma temperatura de 100 °C, enquanto o vírus da febre aftosa não resiste a mais de 50 ºC.

Até mesmo o Ministro da Agricultura, Rodrigo Rodrigues, achou a decisão absurda e declarou, “é uma preocupação exagerada, eventualmente descabida por parte da Indonésia”. Rodrigues disse que vai protestar junto a Organização Mundial do Comércio (OMC), contra a decisão de suspender a importação de produtos brasileiros que não têm relação com a febre aftosa. Essa atitude adotada pela Indonésia não é um fato novo, eles tiveram uma atitude parecida no ano passado quando foi descoberto um foco de febre aftosa no Amazonas.

Com isso comprovo que minha idéia sobre a medida adotada não estava equivocada e continuo preocupado com alguns possíveis embargos que podem ser adotados por outros países.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker