Saturday, November 19, 2005

"Velha" economia

Lendo uma notícia sobre uma nova lei imposta aos bancos, reparei em uma frase que me chamou a atenção: os bancos têm como obrigação atender seus clientes em até 15 minutos, mas como essa regra não se aplica, as empresas criaram uma estratégia para fugir disso, simplesmente contratando idosos. Afinal de contas, idoso não enfrenta fila.

Com base nesse pensamento, fiquei imaginando: quanto vale um idoso para uma firma?

Vejamos: primeiro ponto, não enfrenta fila em local nenhum, portanto verificamos um ganho de tempo, que seria perdido caso fosse um “office-boy”. Segundo não paga passagem de ônibus, ou seja, não tem gasto com vale-transporte, tanto para ir e voltar do trabalho quanto para se locomover durante o período de serviço se for necessário. E por último, não se verifica os gastos com imposto ao governo, uma vez que o idoso é aposentado e não pode ser fichado novamente.

É por isso que segundo estatísticas do departamento intersindical de estatísticas e estudos econômicos, 20% dos 155 mil aposentados no Brasil, hoje trabalham.

Vale lembrar que o complemento salarial para os idosos também é razoável, uma vez que a aposentadoria dá para apenas sobreviver.

Portanto, podemos observar que é ótimo para os dois lados: empresa e aposentado.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker