Saturday, November 19, 2005

Olha a água... olha a água... geladinha...

Seguindo a mesma linha do post anterior, citemos o caso da água.

Água que para nós brasileiros parece não ter fim, sendo para a maioria dos brasileiros tida como recurso renovável, algo que sabemos estar longe de ser verdadeiro.


O que vimos em várias partes do mundo é uma escassez de água, sendo em muitos desses lugares causados por intervenção humana. Um lugar muito afetado por poluição dos rios é a China, que durante a sua revolução cultural suprimiu protestos e avisos de seus cientistas sobre o risco para a população e sua economia caso seus rios viessem a ficar contaminados.

Não deu outra, o governo de Mao, continuou com sua empreitada de industrializar o país a qualquer custo, o que levou a um nível de poluição dos rios chineses a níveis altíssimos sendo imprórpios para qualquer tipo de consumo. Buscou-se outras alternativas e a China passou a utilizar de suas reservas aquiferas, que hoje já estão exaurídas. Resultado: doenças, queda na produtividade agrícola e perda na competitividade por esses produtos, tendo a China grande déficit nos seus depósitos de grãos.

A China hoje passa por problemas graves com a escassez da água e nós brasileiros pensamos que nossas reservas são ilimitadas, pois, possuimos a maior bacia hidrográfica do mundo e como se isso não bastasse o maior aguifero também (aquifero guarani). Essa mentalidade do brasileiro reflete na postura de disperdicio e na de tarifas que não reflete mais uma vez o verdadeiro custo da água, não levando em conta sua utilização e a possibilidade de escassez no futuro.

As tarifas de água no Brasil são um verdadeiro incentivo ao consumo crescente e abusivo da água, onde nós consumidores pagamos apenas pelos custos diretos da água, sendo a sua extração e tratamento. A política de buscar conscientizar a população, educando-a sobre a importância de se economizar água parece não ter grandes efeitos sobre a populaçãoe requer investimentos altos, não oferecendo incentivos adequados à população que está muito mais preocupada com o que acontece no presente do que o que pode vir a acontecer no futuro.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker