Thursday, November 17, 2005

Minha escolha profissional pela teoria dos jogos

Devido ao “dilema” em que vivo para saber se escolhi ou não a profissão certa, resolvi aplicar a teoria dos jogos para ver o resultado. Fiz a suposição de que eu ainda iria escolher a minha profissão, ou seja, que estivesse acabado de sair do segundo grau.

No jogo há dois jogadores: eu e meu pai. Ele começa comigo escolhendo a carreira que vou seguir. Existem três opções: cuidar da fazenda do meu pai, fazer economia ou escolher outro curso. De acordo com a minha escolha, meu pai decide se vai ou não me sustentar. Para fins de análise, o payoff mínimo é 0 e o máximo é 10.

O jogo é apresentado:

Vamos aos resultados:

· Se eu escolher cuidar da fazenda e meu pai decidir me sustentar meu payoff é 1 e o dele é 9,5. Isto porque ele vai estar muito feliz por eu dar continuidade ao seu trabalho e cuidar do patrimônio da família, evitando também os custos para pagar uma faculdade e as despesas de moradia em outra cidade. O meu é 1 dado que o meu interesse pela fazenda é mínimo (pra não dizer nulo). Se escolho cuidar da fazenda e ele decide não me sustentar o payoff dele passa para 10, justificando o fato de ele minimizar mais ainda suas despesas e o meu é 0 pois, além de fazer algo que não gosto, não vou ser sustentada por ele, ou seja, estarei no pior dos mundos.

· Se eu escolher fazer economia e meu pai me sustenta os payoffs são 5 e 8. O meu é 5 pois acho que gosto e ao mesmo tempo não gosto do curso. O do meu pai é 8 porque é uma profissão que ele sempre sonhou em seguir e por ele achar que tenho perfil e que a mesma me dará boas oportunidades. É menor que o da fazenda quando ele me sustenta porque vai ter mais custos com moradia, faculdade, etc. Caso ele não me sustente o meu payoff passa para 2, pois eu terei que me virar e o dele passa para 8,5 pois as despesas serão menores.

· E, por último, se eu escolho seguir outro curso como por exemplo biologia, oceanografia ou alguma coisa ligada à arte (que eram minhas opções antes de entrar na faculdade-fora do jogo) e meu pai me sustenta o meu payoff é 9,5 e o dele é 0. Isto vai ocorrer porque minha realização e prazer possivelmente (só não é 10 devido à incerteza) vão estar maximizados. E meu pai se encontra no pior dos mundos, porque além de ele ter um alto custo com moradia e faculdade, não vai estar satisfeito ao achar que minhas chances e rendimentos no mercado de trabalho serão baixos. Ao não me sustentar, seu payoff passa para 2 pois os custos serão menores mas ainda assim não estará satisfeito por achar que eu fiz a escolha errada e o meu cai é 6 por ter que me virar mas, ainda assim é maior que o payoff 5 pois terei prazer e satisfação na vida profissional, mesmo me arriscando...

O melhor para mim estaria no resultado (9,5;0) e para o meu pai no resultado (0,10) pois assim o nosso payoff seria o máximo possível dentro do jogo. Todavia, se um dos dois agisse dessa forma o outro ficaria com 0 (isso provavelmente não ocorrerá pois um não desejará deixar o outro na pior situação possível). No equilíbrio, o par de payoffs é (6,2), onde eu escolho outro curso e meu pai não me sustenta. Mas o que acontece na vida real hoje é o resultado (5,8), talvez porque no resultado de equilíbrio o payoff do meu pai seria muito baixo fazendo com que eu mudasse minha escolha. É... Muita água ainda vai rolar. Quem sabe o jogo não se reverta para o equilíbrio? Vamos ver o que vai acontecer. Se esse blog ainda existir até lá, eu posto o que aconteceu de fato.

7 Comments:

Blogger Thomas H. Kang said...

Esse post é uma crise profissional... Boa sorte!

10:33 PM  
Blogger Prof Shikida said...

religiao e economia: http://www.wz-berlin.de/mp/dps/abs/2005/ii2005-12.en.htm

vou ler. já gostei do que vi.

7:31 AM  
Blogger Prof Shikida said...

boas e más: a boa é que você já sabe como criar seu próprio blog (precisa falar mais?). a má é que termina mesmo, pois é um trabalho de curso.

a outra boa notícia é que o post é a prova de que talvez você subestime seu gosto pela economia. Há um "meta-argumento" no seu post: você usa um jogo para dizer que não sabe se gosta muito de economia, lugar de excelência dos famigerados joguinhos. Paradoxo? Talvez você nos conte no seu próprio blog, no futuro.

1:04 PM  
Blogger Thomas H. Kang said...

Devo concordar que a sacada do prof. Shikida deve ser considerada pela Camilla, hehe.

1:29 PM  
Blogger Prof Shikida said...

dois por semana, até sábado. vamos ver quem perde ponto esta semana?

Camilla, eis aí o incentivo. Acho que todos já sabem disso. se não sabem, precisam prestar mais atenção no que falo. Se não prestam, bem, aí problema individual de cada um.

Não comentei o jogo, mas gostei muito. Confesso que não esperava um bom post como este. Obrigado pelo prazer de ler este post sobre jogos.

Claudio

2:18 PM  
Blogger Prof Shikida said...

caso tenham visto no valor...freakonomics agora é coluna. ou seja, eu acertei, de novo, na escolha de tarefas criativas.

modéstia à parte, mesmo!

claudio

5:50 AM  
Blogger Prof Shikida said...

http://econlog.econlib.org/archives/2005/11/the_debate.html

camilla, eis aí, novamente, o tema.

9:32 AM  

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker