Saturday, November 19, 2005

O barato que pode sair caro

Que essa febre de carros total flex nas ruas é a nova onda do momento, ninguém duvida. Porém, o que os especialistas vem descobrindo aos poucos, é que na verdade, essa "vantagem" da troca do álcool pela gasolina ( preço do álcool mais barato nos postos de gasolina ) pode doer muito mais no bolso do motorista do que se imaginava.

Em matéria publicada pelo site Invertia Brasil, desde o lançamento do primeiro carro total flex no Brasil em março de 2003, os brasileiros descobriram uma nova equação: Na verdade, a soma de gasolina e álcool no mesmo tanque é igual a economia e praticidade. Ou seja, segundo os especialistas, esta fórmula mágica pode falhar em alguns casos, causando danos principalmente no motor, fazendo com que o motorista tenha que deixar o carro dentro da garagem.

Segundo Edson Esteves, professor de Engenharia Mecânica Automobilística da Faculdade de Engenharia da FEI (Fundação Educacional Inaciana), essa mistura de álcool com gasolina pode gerar um tipo de goma na linha de alimentação do combustível, que segundo o professor, se forma a partir da mistura entre álcool anidro (que compõe entre 20% e 25% da gasolina) e álcool hidratado (o que encontramos nas bombas dos postos).

O que pode acontecer na verdade, é que como ambos os tipos de combustível passam pelo tanque, é possível que a goma obstrua o filtro, forçando a bomba de combustível a trabalhar mais para manter o desempenho do carro. O prejuízo inicial para o motorista seria então de aproximadamente R$300 por uma nova bomba mais uns R$20 por um novo filtro ( lembrando que os preços variam de acordo com ano e modelo do carro, fabricante das peças e loja procurada ).

Ou seja, é a tal "economia porca" por parte dos futuros donos de carros total flex. Sabedores de que o preço do álcool na bomba é mais barato do que o preço da gasolina; se os consumidores optarem por abastecerem o tanque mais frequentemente com álcool, a tendência é de que aumente a demanda por álcool nas bombas dos postos, e consequentemente um aumento do preço do álcool ( o que reduziria o "ganho" no bolso do consumidor, na troca do álcool pela gasolina ).

Além da diferença do preço entre álcool e gasolina se estreitar na tabela de preços dos postos de gasolina, devido ao aumento da demanda por álcool, este custo de oportunidade do consumidor, em optar por abastecer o carro mais frequentemente apenas com álcool, pode sair mais caro do que se imaginava ( aumento do preço do álcool nos postos, problemas no motor identificados pelo professor Edson Esteves ).

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