Saturday, November 19, 2005

Spam

Estava eu lendo uma notícia do Yahoo! Notícias sobre um hacker que foi preso recentemente sob acusação de danificar sistemas e enviar muito spam por aí (aqui), quando me surgiu um pensamento a respeito do aumento do consumo proporcionado pelo spam, que nada mais é do que propaganda (mesmo que seja inconveniente e não solicitada). Como uma propaganda, e fazendo parte dos gastos com publicidade de uma empresa, é de se esperar que gere resultados. Mas descobri que não é bem assim no caso de spam. As empresas que utilizam da prática abertamente, ou seja, sem se preocupar com a sua imagem (pois muitas afirmam não saber que estão utilizando desses meios para se promover, como mostra a notícia do hacker), recebem retorno financeiro com a prática com pouquíssimas respostas, pois o uso do email para isso é muito barato, de acordo com a notícia Caça ao spam, do JB Online, que trata do assunto e mostra novas descobertas acerca do combate ao spam.
Voltando ao consumo fruto do spam, é fácil (e triste) admitir que ele é fato. Um exemplo é o esforço por parte dos bancos para aumentar a segurança dos seus serviços online e, mesmo assim, ler vez ou outra uma notícia sobre como hackers roubaram dados bancários e dinheiro de pessoas e empresas através de email falsos. No caso da propaganda não é diferente, a notícia do JB afirma alguma eficiência nessa prática, mesmo que seja em sua maioria de produtos pornográficos e outros assuntos relacionados ao sexo (fraquezas do ser humano... isso dá assunto para uma monografia). Resumindo, as pessoas clicam em banners, sejam eles legais ou não.
Uma coisa é certa, o hacker ganhou muito dinheiro. Considerando o spam uma prática comercial eficiente ou não, ela aumenta o consumo, mesmo que seja o do hacker com seus equipamentos de informática e BMWs.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker