Saturday, November 12, 2005

Ta pensando em se casar?!!?

Agora vai um pouco de economia doméstica para todos...

Em reportagem divigulda pelo portal Uai um dos principais motivos das brigas entres os casais são a falta de dinheiro e despesas exageradas do cônjuge. Os maridos dizem que discutem porque a mulher gasta demais. E as mulheres tendem a discordar da decisão deles sobre a aplicação do dinheiro. O único meio de por fim às discussões é o planejamento.

Como dica de planejamento familiar a reportagem aponta que para formar uma poupança, as famílias devem adiar por alguns meses a compra de certos bens. Moradia e veículos teriam um padrão ligeiramente inferior à renda familiar, mas esses bens estariam garantidos para o resto da vida com base numa poupança. São pontos essenciais no planejamento financeiro: controle de gastos; estabelecimento de metas; disciplina com investimentos; ajustes em razão da inflação e de mudanças na renda; e administração do patrimônio conquistado.

Na minha opinião antes de se tomar a decisão de casar deve-se avaliar o custo de oportunidade do "negócio" futuro. Os investimentos são altos, e os retornos, seriam altos também?!?

Brincadeiras a parte. Portanto, como em toda empresa, em que o planejamento é a base para se obter o sucesso em suas atividades, o casamento não seria muito diferente.

1 Comments:

Blogger Prof Shikida said...

Sem comentar este post especificamente, quero dar alguns recados úteis.

i. os posts não são para comentários pessoais como os do Lucas, pedindo atenção para um outro post. Isto pode (e deve) ser feito nos comentários.

ii. os posts são comentários individualizados. Por isto eu não avalio com a mesma boa nota posts que simplesmente reproduzem uma notícia de maneira quase mecânica. Neste sentido, parabenizo Felipe, Clara, Camilla pelos posts. De outros nomes não me lembro agora o que, sim, é um provável mau sinal ou apenas distração.

iii. Evitar o uso de linguagem de jornaleco de esquina. Ou mesmo de jornal mais sério...mas que não está preocupado com o básico da economia: hipóteses, discussão, humildade. Muitos posts aqui parecem discursos de políticos. Claro que serão menos importantes do que os outros posts. Muita frase sem sentido, cheia de adjetivos...estas coisas devem ser evitadas. Já falei sobre isto antes, mas não custa repetir. Por exemplo, dizer que, sei lá, vamos inventar: "a queda dos juros representa o fim do capitalismo mundial globalizante e excludente" é algo a ser evitado. Claro, um post que busque evidências sérias (o que são "sérias"? cara, você está cursando TPE há um dia?) sobre os aspectos mais ou menos excludentes da globalização, claro, são bem-vindos.

iv. não esperar que este professor seja babá. Meus comentários são ocasionais. Elogio quando realmente acho algo que o valha (o elogio). Mas não vou ficar comentando cada post, como se cada um fosse um menino no berço, necessitando de visitas rotineiras da mamãe. Daí a liberdade que este trabalhoh dá a cada aluno de escolher seu tema e arcar com a responsabilidade de se fazer um post decente.

v. Quem indicar links, que o faça de forma completa. Gustavo é reincidente no crime de não fazer isto. Não pode. Se não sabe como fazer, basta ler qualquer post da Camilla. Ela tem feito isto com razoável precisão.

vi. Este projeto estará morto em pouco tempo. A partir daí, quem quiser continuar seu próprio blog, claro, é bem-vindo. Mas este morrerá mesmo. Acho que o objetivo deste trabalho não será alcançado. Individualmente, sim, alguns entenderam e se mostraram bons para construir argumento cientificamente inteligíveis. Eu os contrataria e/ou indicaria para vagas de emprego. Outros, contudo, precisam melhorar muito. Que este blog tenha sido um bom aviso e uma boa oportunidade para todos.

Claudio

4:45 PM  

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker