Saturday, November 12, 2005

O dolar em queda quase livre

O dólar, após registrar sua décima queda seguida, atinge o menor valor de fechamento desde 12 de Abril de 2001. Os juros altos, a tendência externa de depreciação e o perfil da carteira dos bancos no mercado futuro contribuíram para uma desvalorização de 5,59% durante esse período de trajetória descendente da moeda norte-americana.
A elevada taxa de juros praticada no Brasil estimula investimento de estrangeiros no mercado financeiro, em busca de maior rentabilidade, aumentando a oferta de dólares no mercado brasileiro. Com o intuito de aumentar suas reservas cambiais o Banco Central (BC) promoveu mais um leilão de compra de dólares, mas mesmo assim a cotação do dólar não reagiu significativamente o que indica uma possibilidade para a redução futura dos juros.
Mas não basta a redução dos juros para conter a queda da moeda norte americana, pois a tendência externa de depreciação e a redução dos investimentos em dólar por parte dos bancos também contribuem para a desvalorização.
A importância de se evitar a queda exagerada do dólar é que as exportações seriam prejudicadas. No entanto a baixa cotação dessa moeda pode ser de grande valia no combate à inflação.

Link:www.estdodeminas.com.br

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker