Friday, November 04, 2005

Mudando o Idioma

Trabalho em uma escola de inglês já há algum tempo e, ainda sendo o inglês o idioma mais procurado pelos consumidores, seguido do espanhol e de outros menos comuns (francês, italiano, alemão, etc...), tenho percebido um fato interessante; a procura de um tal de “mandarim”.

“-Oi, eu gostaria de saber, vocês tem aula de mandarim aí?”

Essa pergunta se torna cada dia mais constante. Mandarim é o dialeto oficial falado na China (existem outros) grande esperança econômica do novo milênio. Com possibilidade de mercado de trabalho em expansão e, devido talvez à grande relação comercial entre Brasil e China, nós poderemos começar a observar uma alteração da curva de demanda no mercado de idiomas.

O mercado de idiomas hoje é comandado sem dúvida pelo inglês, carro-chefe das escolas tradicionais, sendo responsável por pelo menos 80% dos alunos matriculados. Além das várias escolas tradicionais, temos as pequenas escolas (como as de bairro) além dos vários professores particulares, que competem diretamente às vezes com grandes instituições.

O fato é que, com a ascensão chinesa este mercado está tomando um novo rumo que, segundo pesquisa feita pelo próprio autor, somente uma escola tradicional de idiomas está tentando abocanhar (estou desconsiderando neste caso as escolas exclusivas para ensino de mandarim, olhando somente para aquelas que oferecem vários cursos). A maioria das escolas tradicionais de idiomas não tem prestado atenção nessa possibilidade de queda de demanda no inglês, para alta no mandarim.

A demanda presente realmente ainda não é tão atrativa assim, ao se comparar com o inglês e até mesmo com o espanhol, mas no futuro pode ser já uma perspectiva de lucro.

O que as escolas teriam que avaliar é se o risco de contratar professores e de se criar um novo método de ensino de idioma valerá ao retorno futuro esperado. Se formos considerar os números da China hoje, certamente que sim.

E aí, será que vale a pena arriscar?

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