Saturday, November 05, 2005

Disputa por domínios de internet

Os domínios de endereços de Internet são controlados atualmente pelos Estados Unidos. O sistema de domínios é controlado pelo departamento de Comércio dos EUA, através de um órgão, o Icann (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números, em inglês). Porém, a ONU, visando promover um consenso entre os governos para que todos possam se beneficiar da Internet e reduzir a exclusão digital em algumas partes do mundo, decidiram internacionalizar o sistema de domínios. E a disputa promete ser dura, conforme reportagem do Yahoo! Notícias, em uma reunião da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação (CMSI), que ocorrerá na Túnisia no dia 16 de novembro.
Como era de se esperar, o Governo dos Estados Unidos não ficou satisfeito e declarou que não abandonará o controle do sistema e que qualquer decisão da Cúpula será inútil, apesar de estarem nitidamente sozinhos na reunião da Cúpula. Para eles, o domínio do sistema não está em negociação e a Icann já possui representantes de diversas partes do mundo, sendo portanto um orgão de dimensões internacionais.
Segundo o secretário-geral da ONU, é necessária uma internacionalização dos mecanismos de administração da rede devido à importância que a Internet tem para todas as economias do mundo.
O fim dessa batalha provavelmente não será decidido na reunião, pois os EUA não abrindo mão do controle, dificilmente a ONU abrirá mão da idéia de descentralizar o poder americano sobre os domínios. É fato que os EUA criaram a Internet, e são responsáveis por grande parte do desenvolvimento mundial. Mas a Internet se tornou algo global e não pode ser administrada por uma única nação. Pelo menos segundo a maioria dos representantes da cúpula.
Fato semelhante ocorre com os softwares ditos open source. Existem representantes desta divisão no mundo todo. E o conhecimento para a criação deles é considerado de domínio público, assim como obras literárias antigas. A administração mundial da Internet não pode ser diferente. A grande maioria dos países do mundo utilizam a Internet e ela é significativa para a economia destes.
O que a ONU quer, afinal, é uma sociedade mundial de informação aberta.
Desta vez o Sim! poderia vencer...

1 Comments:

Blogger Prof Shikida said...

"Mas a Internet se tornou algo global e não pode ser administrada por uma única nação. Pelo menos segundo a maioria dos representantes da cúpula."

E qual a análise econômica disto? O que tem a dizer sobre esta afirmação solta dos representantes? "A Internet se tornou algo global" e aí tem de mudar de dono?

Por que "o que a ONU quer, afinal, é uma sociedade mundial de informação aberta"? Eu não vejo isto. Para mim, a ONU está sujeita aos mesmos incentivos que a Casa Branca, a Casa Rosada ou a Granja do Torto.

Mais cuidado nestas análises. Não é assim que os posts devem ser.

7:04 AM  

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker