Friday, November 11, 2005

Bolha Imobiliária nos EUA

A algum tempo, alguns economistas renomados como Krugman vêm avisando sobre uma suposta bolha especulativa no mercado imobiliário americano. Os preços dos imóveis estão tão inflacionados que chegaram a um ponto que não são sustentáveis e especula-se que ainda em 2006 essa bolha estoure, gerando uma crise do lado dos ativos afetando as garantias dadas à emprestimos que possa contaminar as economias europeia, chinesa e causar um grande impacto nas economias emergentes. Na verdade, Krugman diz que o tamanha da crise não pode ser medido ainda, mas o fato mais importante a ser estudado é como gerou uma bolha tão grande em uma economia supostamente tão poderosa e blindada como a americana, que além de ser a maior do mundo pode financiar a inflação mundial.

O fato é que os EUA possuem um déficit na conta corrente de 600 bi de dolares por ano (número que o Prof. Mauro Sudano me disse) e um dificit publico que perdura desde quando Bush entrou no governo com a ideia de gastar para crescer. Este fato duplo chama-se deficit gemeos, e é extremamente perigoso para uma economia.

O deficit na conta corrente é financiado por uma forte entrada de capitais que vêm em sua maior parte da China que encontra-se numa situação oposta, pois tem obtido um superavit quase na mesma proporção. O EUA vem fazendo uma enorme pressão política para que a China valorize a sua moeda em relação ao dólar para que este deficit gigantesco possa ser pelo menos reduzido. No entanto, a China a algumas semanas anuncio que faria uma alteração do cambio fixo atrelado ao dolar para um atrelado a uma cesta de moedas, na pratica houve uma valorização menor que 3%.

O fato de já estar havendo uma conciência de que a bolha especulativa já está formada pode gerar uma profecia alto realizável, levando uma uma fuga de capitais dos EUA e explodindo a bolha imobiliaria. Como já disse anteriormente, o problema da fuga de capitais é que ele vai gerar uma venda em massa de imóveis e ativos causando uma deflação enorme e afetando drasticamente os ativos nos balanços das empresas. O EUA vem tentando segurar o capital no país elevando a taxa de juros internas para deixar os investidores mais tranquilos e mostrar que a economia ainda têm folego. Este pode ser um tiro no pé, pois com deficits publicos, a dívida publica pode crescer a um ponto que a emissão de dolar pode elevar a inflação também.

Portanto, o novo presidente do FED tem pela frente um desafio muito grande, com poucas armas tem que impedir que umas das maiores bolhas especulativas da historia america crie uma crise que se espalhará pelo mundo igual fogo em palha.

1 Comments:

Blogger Julio Gehlen Filho said...

Mto bom!!
conseguiu explorar vários problemas americanos...
achei seu blog, pq tb escrevi sobre isto, então fui no google search de blogs e encontrei!
---
de uma olhada no meu, no post desta semana (acho que esta no dia 29ou30 de maio 2006!
vlw! :D
ps: no meu post eu dexei explicadinho o pq q a bolha imobiliária americana NASCEU... e pq ela pode estourar... dpois comenta com o q vc pensa!
flw!

6:20 PM  

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker