Saturday, November 05, 2005

Racionalidade ou irracionalidade econômica perante a incentivos...

A teoria econômica diz que pessoas respondem a incentivos. Uma conclusão sobre isto é que pessoas tomam decisões comparando custos e benefícios, se os custos estão maiores a pessoa se sente incentivada a reestruturar sua decisão ou ate mesmo tomar outra atitude, mas se os benefícios estão maiores a pessoa estará incentivada a permanecer na situação em que esta.

Tenho vivido a um bom tempo, cerca de 10 anos, um problema no qual alguém próximo a mim, que tem duas empresas, vem tendo constantes resultados negativos em uma delas (uma fazenda de 300 ha), e a outra empresa (retífica de motores) que vive uma situação melhor é que arca com os prejuízos da primeira. A pergunta que faço neste contexto é a seguinte: esta pessoa esta maximizando sua utilidade e ao mesmo tempo respondendo ao incentivo de abrir mão da fazenda ou mudar de atitude neste negócio devido ao fato do elevado custo de oportunidade de manter este negócio? Por que?

Na minha opinião definitivamente esta pessoa esta maximizando sua utilidade pelo fato de estar deixando de lado uma carteira de oportunidades melhores do que esta que esta levando em frente. Um exemplo que poderíamos citar é o seguinte: se a fazenda fosse arrendada (algo que não é difícil de se conseguir devido sua elevada quantidade de terras agricultáveis e ótima região em que ela esta), o custo de manter esta fazenda deixaria de existir e o resultado dos dois negócios seria certamente mais expressivo e assim esta pessoa estaria em uma curva de indiferença mais com um nível de utilidade maior.Além deste exemplo há vários outros que às vezes poderiam ser até mesmo mais viáveis do que este que citei.

Considerando então que esta pessoa não esta em um mundo melhor sendo que tem condições totalmente possíveis para isto, vamos para a segunda pare da pergunta: porque esta pessoa age desta maneira?

A partir deste momento a análise da atitude deste individuo já passou a ser algo mais subjetivo na minha opinião. Acho que esta conduta tem a ver com egoísmo, falso poder, aparência de resultados para terceiros e algo mais neste sentido. Mas o que acontece é que nesta situação um verdadeiro crescimento esta sendo deixado de lado ao passo que se ele ocorresse, maior produtividade poderia ser atingida, certamente mais empregos seriam gerados nesta fazenda, um maior nível de renda seria certo e assim por diante.

Concluindo, podemos dizer que esta pessoa não esta maximizando sua utilidade, não esta respondendo ao incentivo (elevado custo de manter a fazenda como ela esta), e então esta tomando uma atitude de total irracionalidade econômica.
Abaixo tem um link no qual esta sendo discutido a atitude das pessoas perante a incentivos

2 Comments:

Blogger Thomas H. Kang said...

Estou lendo o livro "Auto-engano" do Eduardo Giannetti, do IBMEC-SP. Tem um trecho que ele sucintamente fala das irracionalidades que pessoas cometem jogando contra todas as probabilidades: donos de empresas que insistem em mantê-las funcionando apesar de condições adversas. Poucas conseguem sobreviver, mas as que conseguem obtêm ótimos resultados.
Recomendo o livro a todos, embora ainda não tenha terminado. Só alerto para o fato de que ele trata mais de filosofia do que de economia, embora Giannetti seja economista e isso é visível no seu estilo de redação.

11:05 PM  
Anonymous Anonymous said...

Irracionalidade? O que são preferências?

7:39 AM  

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker