Saturday, November 05, 2005

"Come cotas" dos fundos DI

Mauro Halfeld, no seu livro "Seu Dinheiro", fala sobre como o imposto de renda, pago mensalmente, prejudica o rendimento do seu dinheiro nos fundos-DI. A cada mês, é retirado 20% do seu rendimento, dinheiro, o qual, poderia estar rendendo a cada mês subseqüente. E assim acontecerá com 20% todos os meses que poderiam estar rendendo. Como um próprio cálculo que Mauro fez, se colocarmos 100 reais em um fundo de renda fixa com come cotas, o valor final, ,ao final de 30 anos, seria de 1747 reais, sem o come cotas, teríamos 3560 reais. Descontado os 20% de imposto de renda, teríamos 2848 reais. O imposto de renda é trtatado por Mauro como o "come-cotas".

Como fugir do "come-cotas"? Alguns novos planos de previdência privada (PGBL e VGBL), estão imunes a ele, embora tenham taxa de administração, taxa de saída, taxa de carregamento. Outra poção seria o tesouro direto (que com o juros lá nas alturas, seria ótimo). Nesses casos, o imposto de renda só é cobrado no resgate, dando a chance para o investidor ganhar juros sobre juros.

Mas é claro que isso tudo, estamos falando paa o investidor de longo prazo, que está pensando numa aposentadoria ou a compra da casa própria daqui a algum tempo... Para o investidor de curto prazo não hámuitas opções para fugir do "come-cotas", a não ser a caderneta de poupança, mas esta oferece baixíssima rentabilidade.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker