Tuesday, November 08, 2005

O custo do “casamento”

Qual o volume de dinheiro será alocado para unir um casal de pombinhos? Muita gente pensa muito bem antes de decidir se casar devido aos custos envolvidos no processo. Os custos aos quais aqui me refiro não são aqueles envolvidos com filhos, casa, enxoval, dentre outros; mas particularmente aqueles referentes à cerimônia em si.

Uma pesquisa feita em Belo Horizonte, divulgada no portal uai esta semana, mostra que é relativamente caro casar, dado que grande parte das pessoas que casam atualmente é menos favorecida financeiramente pois as demais preferem adiar o compromisso e dar prioridade ao crescimento profissional para depois formar uma família.

Muitas mulheres sonham em seguir a tradição e entrar na igreja de branco (com um vestido que provavelmente custa o olho da cara e só vai ser usado uma vez na vida) e enseguida celebrar a união com uma festa de arromba para centenas de convidados, sendo que esta muitas vezes o valor é o mesmo que o de um apartamento e geralmente poupado durante anos.

A análise da pesquisa se baseou em diversas igrejas católicas e evangélicas da capital e o resultado é de se assustar: o preço do aluguel pode variar de 300 a 900 reais para os não membros e de 100 a 300 reais para os membros da igreja (nesse valor é incluso o sistema de som e o piano), todavia, uma parcela deve ser paga no ato da marcação da cerimônia. Há ainda outros custos pagos à parte como despesas para eventuais danos e ornamentação (na qual a empresa fornecedora do serviço deve ser indicada pela igreja). Uma parcela do valor deve ser paga no ato da marcação.

Diante dos resultados, percebo que o casamento tem sido um “produto” bastante lucrativo paras as igrejas, sendo que estas agem de certo modo como uma empresa e cobram exorbitantemente a mais para quem não é seu membro.

Será que a benção de Deus ao casal é incluída no valor cobrado pelas Igrejas?????

3 Comments:

Blogger Prof Shikida said...

http://www.marginalrevolution.com/marginalrevolution/2005/11/sex_on_the_marg.html

talvez camilla goste disto. o povo deste blog precisa mostrar que é economista (bons posts, camilla), não jornalista econômico. Aliás, ninguém aqui faz faculdade de jornalismo no ibmec (no qual este trabalho está sendo desenvolvido).

só para lembrar: as listas de presença estão atualizadas. Se alguém quiser saber se está reprovado por frequência, basta olhar na intranet e tomar suas providências. Atestados médicos não me foram entregues e eu não alterarei listas fora das regras do IBMEC.

semana passada, pelo que vi, um já vacilou e não postou duas vezes. Se não errei na conta, a nota total que este aluno disputa já será, automaticamente, menor.

9:09 PM  
Anonymous Anonymous said...

"em seguida" ñ é uma palavra só! rs ;)

10:35 AM  
Anonymous Anonymous said...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

3:18 PM  

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker