Saturday, November 05, 2005

Característica curiosa de mercado...

Tal como eu acredito que muitos já notaram que em várias cidades ocorre uma característica curiosa de mercado a qual promove que certas localidades ou bairros desta cidade haja uma especialização, ou melhor, uma tendência para oferecer determinado tipo de produto.Tomando Belo Horizonte como exemplo para poder elucidar melhor o que estou dizendo, podemos perceber que na Av. Raja Gabaglia há uma tendência para o mercado de carros novos (principalmente), na Av Pedro II, podemos encontrar várias lojas de autopeças e o Bairro Barro Preto se destaca no comercio de roupas.Estes são apenas três exemplos, com certeza há vários outros não somente em BH, mas também em várias outras cidades.

Dentro deste contexto a pergunta que faço é a seguinte: quais são os motivos que promovem este curioso fato em nosso dia-a-dia?

De maneira geral as empresas que formam esta concentração de mercado de um mesmo produto em uma determinada região, fazem parte de uma estrutura de mercado classificada na economia como concorrência perfeita. Algumas características desta estrutura é que os empresários são tomadores de preços, os produtos comercializados são muito parecidos e há vários demandantes como vários ofertantes para tais produtos. Apesar dos empresários não poderem influenciar diretamente nos preços, na prática o que ocorre muito freqüentemente é que quando algum empreendedor qualquer deseja entrar em um mercado como este, ele sempre pensa em entrar com um preço menor para atrair clientes de outras empresas para a sua empresa. Neste fato acho que temos uma causa forte para a concentração de mercado que estou me referindo acima. Digo isto porque, por exemplo: vamos supor que o Barro Preto seja um bairro que ainda não tem a fama de concentrar um mercado de roupas, e ai surge alguém que vislumbra uma oportunidade e abre um primeiro empreendimento neste setor neste bairro e que rapidamente consiga sucesso, logo vários outros empreendedores vão querer aproveitar desta oportunidade e assim vários investimentos neste setor vão surgir nesta região devido à clientela, o sucesso dos empreendimentos já feitos e também a proximidade dos concorrentes. Coloco a proximidade dos concorrentes como uma causa para esta concentração, num sentido de que se estou querendo entrar neste mercado concorrencial com preços menores do que meus concorrentes seria interessante me localizar próximo a eles para que o deslocamento dos clientes não gere custos para estes e assim o fato de ter entrado no mercado com menores preços pode surtir efeitos positivos no sentido de adquirir clientela. Com certeza estes efeitos serão ainda melhores para aqueles que tiverem poder para segurar a possível guerra de promoções e seqüentes quedas nos preços dos concorrentes para reaver a clientela, ou seja, ter um bom capital de giro.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker