Tuesday, November 08, 2005

O cúmulo do descaso político

"Garotos cheiram cola em desfile em Medellín"

Uma organização de caridade que ajuda as crianças da área pobre e violenta de Barrio Triste, em Medellín, Colômbia, realizou um desfile de moda com modelos no local. A intenção era entreter os jovens e crianças do bairro que está sob domínio do tráfico de drogas.



Algumas crianças assistiram ao evento enquanto cheiravam cola. A organização também oferece comida, roupas e utensílios de higiene para as crianças.

Sinceramente, este deve ser o ponto mais baixo de qualquer ranking de pobreza mundial. Cheirar cola em pleno desfile "beneficente" já é demais.

Relembrando um pouco mais a parte de economia dos mercados de trabalho do livro do Mankiw, quando o assunto pobreza é levantado, alguns pontos importantes são questionados, nos quais os governos devem ter total participação, por exemplo desempenhando papel importante na alteração da distribuição de renda dos cidadãos, uma vez que a pobreza pode ser considerada hoje um dos problemas mais difíceis que formuladores de políticas públicas enfrentam.

Uma das políticas sociais talvez eficiente no caso argentino, seria a questão do bem-estar social. Como todos sabem, uma das formas de se aumentar o padrão de vida de alguma família de baixa renda é oferecendo uma suplementação de renda por parte do governo ( o conhecido sistema de bem-estar, welfare ).

Este tipo de política pública pode ser entendida como um conjunto de programas patrocinados pelo governo com o objetivo de ajudar famílias nas quais os adultos não possuam condições financeiras de sustentar seus filhos.

Como na maior parte dos casos vistos em famílias de baixa renda, onde o pai trabalha o dia inteiro fora e a mãe fica responsável pelos filhos dentro de casa, programas de governo que suplementem as rendas dos necessitados é extremamente bem-vindo.

Porém como tudo na vida tem dois pesos e duas medidas, uma das críticas mais comuns relacionadas a este tipo de formulação de política pública é de que eles podem criar incentivos para que pessoas se tornem "necessitadas", e até mesmo criar o problema do carona; já que o governo oferece bolsa-auxílio para mãe solteiras, mulheres poderiam engravidar e serem futuras mães solteiras, só para se habilitarem à assistência se tiverem crianças. Pode ainda, ocorrer a conhecida ruptura familiar, pois muitas famílias só seriam atendidas se tiverem pais ausentes.

Mas voltado ao caso dos nossos queridos hermanos, como pior não pode ficar, então qualquer tipo de política pública ( apesar de alguns custos sociais existentes ), pode se tornar extremamente útil neste caso da cidade de Medellín, pois com certeza, pior do que está não tem jeito.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker