Saturday, November 05, 2005

Alta do petróleo prejudica preço do café

Apesar da tendência de uma forte alta no preço do café, em função de um baixo nível de estoques dos países produtores e a destruição causada pelo furacão Stan, no México e na América Central, o preço da commoditie ficou abaixo das expectativas.
Os motivos que seguraram a alta do café, foi a falha ao analisar os estoques nos mercados consumidores (traidings, torrefadores e outros) , que poderão suprir os baixos estoques dos países produtores e a alta do petróleo, que deslocou muitos investidores do mercado de café para o setor petrolífero.
De acordo com Néstor Osório, presidente da organização internacional do café (OIC), o estoque nos países produtores gira em torno de 10 milhões de sacas, sendo que no Brasil apenas 2 milhões correspondem à estoques. No entanto, o restante dos estoques mundiais, cerca de 20 a 22 milhões de sacas, estaria nas mãos dos consumidores. Estes deverão acudir os países produtores em caso de algum acidente que possa comprometer a próxima safra.
Quanto aos investimentos que saíram do mercado do café para o petróleo em busca de ganhos em um ambiente de maior volatilidade, ainda é possível que ocorra um aumento no preço do café no caso de um recuo nos valores do petróleo.

Link:www.revistacafeicultura.com.br

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker