Saturday, November 12, 2005

Fumar ou não fumar, eis a questão...

Aos 45 minutos do segundo tempo eis que surge....

Já é sabido por todos e não me envergonho em dizer, sou preconceituoso com fumante e não é que arrumei uma maneira de justificar meu preconceito? Se esta certo ou não, não sei... Mas terei isso como verdade absoluta apartir de agora, a não ser que alguem mude meu pensamento... hehe

Essa semana, estava eu em mais um dia estafante de trabalho e em meio a papéis, tabelas, gráficos, reparei uma coisa engraçada. Uma funcionária que trabalha comigo toda hora se levantava e passava 10, 15 minutos fora fiquei observando e sempre passava uma outra dizendo "Ei, vamos lá dar uma fumadinha..." Fumadinha?? Pensei eu... vai trabalhar...

Foi quando surgiu como um relâmpago, a luz no fim do túnel mortal... Fumar diminui produtividade. Isso, vamos todos demitir os fumantes uai..

Tudo bem a coisa não é bem assim, mas será que compensa para as empresas manter um funcionário fumante? Ou talvez compense incentivar e pagar um tratamento para que esses funcionários parem de fumar?

Se uma funcionária durante 8 horas de trabalho fumar 4 cigarros durante o expediente e ficar 10 minutos fumando, conversando com suas amigas e amigos também fumantes, serão 40 minutos de tempo perdido, jogado fora. Lermbrem-se que dificilmente um funcionário vai fumar sozinho, sempre tem mais pessoas o que pode elevar esse tempo no fétido "fumódromo".

Bem, resta saber qual a produtividade média de um trabalhador e averiguar qual o custo do fumo dentro de uma empresa, baseado nisso o gerente da empresa poderia dar o mesmo montante do benefício como incentivo para o fumante largar o vício, ou se o custo do fumante for igual ou menor a um tratamento, poderia a empresa arcar com esses custos, dado que o não-fumante, não perde tanto tempo, tem melhor disposição e consequentemente melhor produção.

Pra mim seria o melhor dos mundos, gostaria de ter colhido dados e tentado empiricamente provar minha teoria, mas como não fumo, não disponho daqueles 10 minutinhos que somados seriam 40 onde eu poderia estar colhendo esses dados(se é que eles existem).

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Taí, Man-Saulão, concordo em gênero, número e grau com suas observações acerca do tratamento de choque que deve ser dado aos fumantes. Afinal de contas, é muito tempo perdido para prejudicar a saúde dos outros, não é mesmo?
Digo isso com muita propriedade, pois perdi meu pai por causa desse maldito vício que, infelizmente, a juventude insiste em preservar. Os exemplos de como o cigarro faz mal são muitos, é só olhar para o lado.

9:45 PM  

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker