Friday, November 11, 2005

Alguns impactos colaterais da febre aftosa

A ocorrência da febre aftosa recentemente detectada no estado do Mato Grosso em uma fazenda próxima à divisa com o Paraguai e com expansão do seu foco para outras regiões deste estado e para o estado do Paraná, teve, esta tendo e terá reflexos positivos e negativos na economia mesmo que sejam direcionados a uma região ou grupo mais especifico.

Alguns dos reflexos positivos que podemos destacar são: o aumento do preço da arroba no mercado interno em um segundo momento devido a diminuição ofertada de carne, irá favorecer produtores de outras regiões as quais não foram afetadas pela doença. Empresas que fabricam vacinas para controlar a febre aftosa vão ter certamente um aumento significativo de receitas / lucro em um primeiro momento até que esta doença esteja controlada.E produtores de bens substitutos à carne de boi tal como (peixe e porco) certamente terão um mercado mais favorável principalmente nas regiões onde foram detectados os focos da doença.

Alguns reflexos negativos desta doença que podemos destacar são: vários países estão deixando de importar a carne de boi do Brasil prejudicando assim nossas exportações deste produto.Produtores de outros alimentos nos estados de Mato Grosso e Paraná estão tendo dificuldades de escoar suas produções para outros estados pelo fato de que esta havendo alegações que ao transportar tais produtos destes estados para outros pode estar disseminado a doença. E também podemos destacar o aumento do desemprego (pelo menos no curto prazo) nas regiões afetadas dos estados do Mato Grosso e Paraná que dependiam diretamente da pecuária.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker